Escritora da semana: Ana De Cesaro

Confira a entrevista da semana, com a escritora Ana De Cesaro, autora do livro Tá e Daí. A gaúcha Ana De Cesaro, tem 27 anos e começou a fazer vídeos para o youtube por brincadeira durante um mochilão pela Europa em 2010. Ana fez sucesso com o seu projeto de emagrecimento chamado Projeto Ana Gostosa, onde mostrou que apenas com força de vontade, exercícios e boa alimentação foi possível emagrecer cerca de 40kg.

Hoje em dia Ana é escritora, fala sobre qualidade de vida, cultura, saúde, feminismo, culinária, viagens e todas as outras coisas lindas que fazem parte do seu universo.

Espaço Cultural: Como surgiu a ideia de escrever o livro Tá e Daí?

Ana De Cesaro: Eu sempre fui apaixonada por livros. Minha mãe é poetisa, professora de português e literatura e sempre me incentivou muito a mergulhar de cabeça neste universo. Escrever é um passa tempo para mim, uma forma de acalmar minha mente e meu coração, por isso o desejo de escrever um livro sempre esteve presente, mas eu nunca sabia exatamente sobre o que seria.

Por muito tempo achei que seria um livro de poemas, mas conforme minha vida foi tendo tantas reviravoltas e conquistas, entendi que meu primeiro livro deveria ser sobre a minha história.

Resolvi abrir minha vida no livro porque sei que muitas pessoas passam pelo mesmo que eu passei e eu sabia que ele serviria de incentivo para que elas fossem atrás dos seus sonhos da forma como fui atrás dos meus.
O nome Tá, e Daí?! Acompanha o nome do meu canal do youtube e blog que foram os meus primeiros trabalhos na internet.

Espaço Cultural: Quais as maiores dificuldades que você encontrou produzindo o livro?

Ana De Cesaro: Escrever o livro foi relativamente fácil, pois as histórias fluíam livremente e eu sabia exatamente como queria contá-las. A parte complicada foi reviver certos momentos da minha vida e por isso eu tirava alguns dias de folga para voltar a escrever sem deixar me afetar tanto.

Minha maior dificuldade foi lançar de fato o livro. Recebi muitos “nãos” ao longo dessa jornada e certa vez perdi o lançamento no processo de assinatura do contrato, meu coração estava sempre na mão. Demorei quase dois anos para conseguir publicar o livro.

Espaço Cultural: Quais autores você admira e gosta de ler?

Ana De Cesaro: Ultimamente não tenho lido muitos livros do mesmo autor, tenho variado demais o meu acervo literário. Gosto muito de Érico Veríssimo, Luís Fernando Verissimo e tenho um amor gigante pelo Pedro Bandeira e todos os livros dos autores que li na adolescência.

Espaço Cultural: Você utiliza muito as redes sociais para divulgar seu trabalho, qual a importância dessas mídias para você?

Ana De Cesaro: As redes sociais são fundamentais para manter a conexão com o leitor. Antes mesmo de conseguir coragem para escrever meu livro, meus leitores já me incentivavam a isso. É com eles que divido meus anseios e escuto os seus. Criamos um relacionamento de muita parceria, por isso eles sempre estão interessados em novidades através das redes.

Espaço Cultural: Você é uma escritora da atualidade, o que pensa sobre os livros serem lidos em e-books? O livro de papel ainda é valorizado?

Ana De Cesaro: Acho que os e-books facilitaram a vida de muita gente, mas o livro de papel está longe de ser desvalorizado. O livro de papel ainda é um objeto de desejo e até ostentação, todo mundo quer mostrar a capa do livro que lê por aí.

Espaço Cultural: Quais são seus próximos projetos dentro da literatura?

Ana De Cesaro: Meu objetivo é chegar aos 35 com cinco livros lançados. Atualmente estou escrevendo um livro de contos que está muito legal, estou ansiosa para que todos possam ler. Ainda estou em busca de uma editora para que este trabalho se realize.

Espaço Cultural: Seu público é bastante jovem e feminino, você acredita que seu livro e seus vídeos no Youtube, estão colaborando para o empoderamento das mulheres?

Ana De Cesaro: Com certeza absoluta. Sou feminista declarada e sei o quanto o feminismo e empoderamento salvaram a minha vida. Eu só sou quem eu quero ser porque agora eu “SEI” que tenho o poder de ser quem quero. Uso o youtube, o blog e o livro para poder passar isso para outras mulheres, conseguir abrir os seus olhos antes que seja tarde. Torço e trabalho muito para que outras mulheres tenham a alegria de se reconhecerem/sentirem/declararem donas de si.

Espaço Cultural: Fique a vontade para fazer algum comentário!

Ana De Cesaro: Quero agradecer a oportunidade e dizer que espero vocês em minhas redes sociais. Leiam sempre e busquem informação!

Ana De Cesaro
Cultura cotidiano e qualidade de vida através do empoderamento e alegria de ser.

Blog: http://www.taedai.com.br
YouTube: http://www.youtube.com/anadecesaro
Livro: http://bit.ly/1KoJxcr
Fanpage: http://www.fb.com/taedai
Twitter: http://www.twitter.com/anadecesaro
Instagram: http://www.instagram.com/anadecesaro
Email: contatotaedai@gmail.com

Caixa Postal: 6344
CEP: 90035-072
Porto Alegre/RS